Farama Mayanne

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Cigarro Eletrônico Também Pode Ser um Risco Para a Saúde


quinta-feira, fevereiro 17th, 2011 - Carla de souza

É difícil parar de fumar e viver melhor. Muitas pessoas têm abandonado o uso do cigarro eletrônico porque não são aconselháveis, garante a Sociedade Espanhola de Pneumologia e Cirurgia Torácica (SEPAR).
Seu uso não é sem riscos para a saúde, como ainda não foi demonstrado ser seguro, seu uso “não é recomendado”. Foram encontrados agentes cancerígenos como as nitrosaminas e glicol de etileno di-e beta-nico Anabasina Tyrin na análise feita. Cancerígena é um agente que pode agir sobre o tecido vivo causando a doença.
De fato, países como Austrália, Canadá, Alemanha e Suíça proíbem a venda e a Organização Mundial da Saúde (OMS) não permite a propaganda de cigarro eletrônico como anti-fumo.
À luz destes dados, o coordenador do tabagismo do SEPAR ao assinar este editorial, Carlos Jiménez Ruiz, explica que, no momento, especialistas em tabagismo não podem recomendar este sistema como um tratamento para o tabagismo e considera que seu uso “não é sem riscos para a saúde e ainda não demonstrou ser seguro”.

 

Os testes para determinar sua eficácia


Neste sentido, os especialistas acreditam que é necessário realizar ensaios clínicos controlados por placebo para determinar a eficácia do produto como
tratamento do tabagismo.
O cigarro eletrônico perpetua o ritual de mão-boca e faz com que seja difícil abandonar o tabaco. Outras dúvidas sobre o cigarro eletrônico são focadas em seu conteúdo. Descobriu-se que alguns dos cigarros que foram vendidos como livres de nicotina, continham a nicotina em diferentes concentrações. Além disso, especialistas apontam que não há qualquer estudo que analise como a nicotina contida nestes cigarros irá se depositar nos alvéolos pulmonares.
De acordo com os resultados das análises até agora, SEPAR insiste que “há razões ainda para concluir que o uso desses cigarros eletrônicos não é segura para a saúde dos usuários”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário