Farama Mayanne

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Distribuição de medicamentos para transplantados está irregular

Falta do remédios pode causar complicações aos pacientes.

05/10/2010 - 14:05
EPTV

Pacientes transplantados de Ribeirão Preto não estão recebendo com regularidade os medicamentos imunossupressores Tacrolimo e Micofenolato de Sódio, que são de alto custo, usados para evitar a rejeição do organismo aos novos órgãos. A entrega está atrasada há mais de um mês.

O aposentado Alfredo Nogueira Junior é um dos pacientes que necessitam dos medicamentos por ter um rim e o pâncreas transplantados. Ele toma oito comprimidos por dia. “Eu tive que deixar o meu nome em uma lista que tinha mais 22 nomes de pessoas que estavam na mesma situação que eu”, conta.

Os medicamentos são fornecidos pelo Estado e, em Ribeirão, distribuídos pelo Hospital das Clínicas (HC). A direção do hospital não quis dar entrevista sobre o atraso. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo informou que a entrega do medicamento Tacrolimo foi normalizada, na semana passada. Já sobre o outro remédio, o Micofenolato de Sódio, disse que está em falta e que a responsabilidade pela distribuição é do Ministério da Saúde. Segundo o ministério, a aquisição do medicamento já foi concluída e deverá chegar à Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo ainda esta semana.

Fonte: EPTV

Nenhum comentário:

Postar um comentário