Farama Mayanne

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Teste Para Medir a Inteligência dos Bebes

quinta-feira, 21 de outubro de 2010 - Julio Cesar


A detecção precoce e atraso cognitivo em crianças não é mais uma utopia, através do teste criado por um grupo de psicólogos da Argentina para medir a inteligência prática das crianças menores de dois anos.

Argentina Intelligence Scale-Senso de condução (AE é) não avalia a inteligência emocional, ou QI dos filhos, mas revela as estratégias que ela usa o bebê para resolver os problemas que lhe foram apresentados e se os seus comportamentos correspondem aos esperados no âmbito com a idade.
“Este é basicamente para verificar se a criança está tendo um desenvolvimento correto do nível sensorial e motora à medida que cresce”, explicou Alicia Oiberman EFE, um dos psicólogos que coordenou o desenvolvimento do teste.
A AE começou a tomar forma no final dos anos 90 quando, durante uma viagem à França, um grupo de profissionais, incluindo Oiberman foi descobriu uma escala criada em 1968 por médicos franceses e Irene Casati Lezine também se referiu a inteligência prática dos bebês.
“Nós decidimos importar o método de Casati e Lezine para a Argentina”, disse o especialista.

O uso de material orgânico nos objetos para tocar o bebê durante o ensaio ou a presença dos pais com a criança durante a avaliação, foram algumas das inovações introduzidas na escala original para dar lugar a variante Argentina .
Entre 1998 e 2001 mais de 300 crianças de diferentes setores sociais foram submetidos ao teste de eficácia.

Hoje, graças ao impulso do Conselho Argentino de Pesquisas Científicas e Técnicas (CONICET), é feita nesta sede da agência em Buenos Aires tem exibição gratuita para todos aqueles pais que querem saber o nível de desenvolvimento sensorial e motora das crianças.

“A demanda tem transbordado sobre nós e mais e mais pessoas vêm aos nossos centros para descobrir se seus bebês têm algum atraso ou déficit cognitivo”, admitiu Oiberman.

Os criadores da escala têm profissionais treinados no Peru e na Colômbia, para o teste também pode ser implementado nesses países e também as universidades espanholas de La Rioja têm demonstrado interesse no método.
A tese do psicólogo suíço Jean Piaget (1896-1980) sobre a inteligência prática em crianças menores de dois anos são a chave para interpretar os resultados fornecidos pelo AE.

Piaget fala de seis estados no desenvolvimento do bebê, a partir do comportamento reflexo das primeiras semanas de vida para o desenvolvimento de estratégias mentais para resolver problemas, que está entre nove e 12 meses, e a reprodução de comportamentos aprendidos Após o primeiro ano.

Segundo o psicólogo, “não é um comportamento esperado de acordo com cada idade e, se não atendidas, significa que a criança tem um problema.”

O teste serviu para destacar que os nascimentos prematuros, muitas das quais são o resultado de stress experimentado por mulheres grávidas para o trabalho até pouco antes do parto, pode causar alguns atrasos cognitivos.

Há também casos de jovens que nasceram com síndromes ligadas ao desenvolvimento e teste de pobres que tem a função de determinar se desenvolver de forma adequada dentro de suas limitações.

Oiberman Leandro dá um exemplo de uma criança que tem uma idade mental de sete meses, porque eu tenho OHDO síndrome, uma doença rara que têm apenas 40 casos conhecidos em todo o mundo.

“O mais importante, não apenas para os bebês e Leandro, mas para todos em geral é que eles recebem estimulação adequada, os pais perdem tempo brincando com eles, porque uma criança não é um computador que pode ser ligado e desligado a qualquer momento” enfatizou o especialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário